Dados da Bolsa

Área de conhecimento: Zootecnia
Nº do processo FAPESP: 10/51607-4 (página do projeto na Biblioteca Virtual FAPESP)
Título do projeto: Desempenho e produção de carne de cordeiros desmamados com diferentes idadesÁrea de atuação: Ovinocultura
Pesquisador principal: Nivea Maria Brancacci Lopes Zeola
Unidade/Instituição: FCAV – Unesp Jaboticabal
Pré-Requisitos:
- Oportunidade para desenvolver projeto de pesquisa relacionado com produção de carne ovina, com Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP (2012 a 2013), para alunos que no ano de 2012 estejam cursando o 5° ou o 7° semestre do curso de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal.
- Não serão selecionados discentes que apresentem uma ou mais reprovações em seu histórico escolar.
Sobre o Projeto/ Bolsa:
O trabalho será desenvolvido no Setor de Ovinocultura, pertencente ao Departamento de Zootecnia da FCAV, Unesp, Jaboticabal, SP.
Serão utilizados 24 cordeiros ½ Ile de France ½ Lacaune, machos não castrados, desmamados com 30, 45 e 60 dias e abatidos aos 32 kg de peso corporal.
Os cordeiros receberão dieta com 18,0% de proteína bruta, contendo 50% de cana-de-açúcar e 50% de concentrado. A cana-de-açúcar será da variedade forrageira IAC86-2480 e o concentrado composto por 36,0% de milho moído, 61,0% de farelo de soja, 2,6% de fosfato bicálcico e 0,4% de núcleo mineral, sendo a dieta oferecida ad libitum às 7 h e às 17h.
O objetivo será avaliar o desempenho (ingestão de matéria seca, ganho de peso corporal e conversão alimentar), a biometria (avaliações in vivo e na carcaça), os parâmetros quantitativos da carcaça (rendimentos de carcaça quente e fria, rendimento biológico e perda de peso por resfriamento), os parâmetros qualitativos da carne (pH, temperatura, cor, capacidade de retenção de água, perda de peso na cocção, força de cisalhamento e análise sensorial), a composição centesimal (umidade, proteína, gordura e matéria mineral), o perfil de ácidos graxos, assim como os não- componentes (sangue, pele, estômago, intestinos delgados e grosso, aparelho reprodutor, bexiga, baço, fígado, coração, aparelho respiratório, rins, cabeça e língua) da carcaça de cordeiros.
O delineamento experimental utilizado será o inteiramente casualizado, com três tratamentos (30, 45 e 60 dias) e oito repetições, sendo as comparações dos contrastes entre médias dos tratamentos feitas pelo Teste de Tukey a 5% e as análises de variância conforme procedimentos do Programa Computacional Agroestat (2010).
Observações: Destaca-se ainda que não serão selecionados discentes que apresentem uma ou mais reprovações em seu histórico escolar.
Local da Vaga: Jaboticabal – SP
Envio de currículos até 23 de Janeiro de 2012
Fonte: Agrobase